O que é o eletrocardiograma?
O eletrocardiograma é um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca e da sua condução, registrada em gráficos. É um exame muito importante em cardiologia, pois ele permite diagnosticar desde condições ligeiras até outras muito graves, como o infarto agudo do miocárdio, por exemplo.
Como se realiza o exame?
O aparelho que realiza o exame é chamado de eletrocardiógrafo.
O exame é simples, indolor e rápido. O paciente deve deitar-se numa maca, de barriga para cima. O médico ou técnico de enfermagem colocará eletrodos justapostos à pele dos braços, pernas e tórax do paciente. A pele deve estar bem limpa e desengordurada nos locais de fixação dos mesmos. Para facilitar a captação desses estímulos geralmente é aplicado sobre a pele um gel condutor. Os eletrodos dos membros são fixados por braceletes e os do tórax por uma espécie de ventosa de borracha, permitindo aderência à pele sem o uso de agulhas ou outros instrumentos invasivos. Se o corpo do paciente tiver muitos pelos, uma depilação deve ser feita.
Para que serve o exame?
O exame pode detectar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, entre outros diagnósticos.