Holter: o que é? E para que serve? - Telemedicina Mônica

Holter: o que é? E para que serve?



O Holter de 24 horas é um tipo de eletrocardiograma de longa duração que é realizado para avaliar o ritmo do coração num período de 24, 48 e até 72 horas na dependência da indicação do médido que o pediu. Geralmente, o exame Holter de 24 horas é solicitado quando o paciente apresenta sintomas frequentes de tonturas, palpitações ou falta de ar, que podem indicar alterações cardíacas.

Este exame serve para avaliar as alterações no ritmo e na frequência cardíaca ao longo de 24 horas, 48 ou 72h sendo muito útil no diagnóstico de problemas cardíacos, como arritmias cardíacas em pacientes com sintomas de palpitação e tontura. Além disto serve para avaliar pacientes em uso de marcapasso e pacientes com histórico de infarto agudo do miocárdio ou doença arterial coronariana crônica.

O Holter de 24 horas é feito com a colocação de 4 eletrodos no tórax do indivíduo em posições específicas. Eles são ligados a um aparelho, que fica na cintura do paciente e grava as informações transmitidas por esses eletrodos. Recomenda-se que durante a realização do exame, o indivíduo realize  suas atividades normalmente, exceto tomar banho. Após as 24 horas, o aparelho é retirado e o cardiologista analisa os dados que ficaram registrados no equipamento por meio de um software específico de análise. 

No dia do exame  é  recomendado:

  • Tomar banho antes do exame, pois não será possível tomar banho com o aparelho;
  • Evitar alimentos e bebidas estimulantes como café, refrigerante, bebida alcoólica e chá verde;
  • Evitar aplicar cremes ou pomadas na região do peito, para garantir a aderência dos eletrodos;
  • Caso o homem apresente muitos pelos na região do peito, estes devem ser depilados com lâmina;
  • Os medicamentos devem ser tomados de forma habitual.

Durante a utilização do equipamento recomenda-se dormir de barriga para cima para se evitar interferência nos resultados. Também é importante utilizar o aparelho com cuidado, evitando mexer nos fios ou eletrodos. 

Durante a análise a frequência cardíaca normal varia entre 60 e 100 bpm, mas ela pode oscilar ao longo do dia, quando são realizados exercícios ou em durante o sono. Outros parâmetros que ficam registrados no Holter são o número total de batimentos cardíacos, quantidade de extra-sístoles ventriculares, taquicardia ventricular, extra-sístole supra-ventriculares e taquicardia supraventricular.

Autora: Dra Mônica Lima médica cardiologista CRM 6168ES