Eletrocardiograma de repouso: o que é e quais são seus benefícios - Telemedicina Mônica

Eletrocardiograma de repouso: o que é e quais são seus benefícios



O eletrocardiograma de repouso (ECG) é um exame utilizado para avaliar o ritmo do coração. É um exame de simples e rápida execução sendo bastante requisitado pelos médicos, pois consegue identificar problemas cardíacos que podem ser fatais se não diagnosticadas com antecedência. Alterações como aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, doenças congênitas do coração e infarto do miocárdio, são alguns exemplos. De forma resumida eletrodos são colocados nas pernas, próximos aos punhos e na região anterior do tórax do paciente. Estes captam a atividade elétrica do coração e a transmite para o aparelho que, por sua vez, registra esta atividade em gráficos.

O advento da eletrocardiografia digital aumentou a sensibilidade e acurácia do monitoramento cardíaco. Desta forma o exame ganhou em confiabilidade pois   a integração com plataformas de telemedicina viabilizou o compartilhamento de informações e a emissão de laudos médicos a distância.

O que é eletrocardiograma?

Eletrocardiograma é um exame que auxilia no diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças cardíacas.

O aparelho utiliza eletrodos para colher dados sobre os impulsos elétricos emitidos pelo coração. Em seguida, estes dados são enviados a um software específico para análise que os transforma em imagens digitais, revelando gráficos de linha que descrevem o ritmo cardíaco.

O aparelho de eletrocardiograma, também chamado de eletrocardiógrafo, pode ser analógico ou digital. A diferença entre eles é que o analógico irá receber os sinais elétricos do coração e imprimir os gráficos da atividade cardíaca em um papel especial, integrado ao próprio equipamento. Já os aparelhos digitais geram imagens que podem ser enviadas e salvas em um computador ou notebook pela ligação com cabos USB e micro-USB ou enviadas diretamente por meio de conexão à internet para computadores ou outros dispositivos, como tablets e smartphones.

Independente de ser analógico ou digital, o aparelho de eletrocardiograma deve ser registrado pela ANVISA.

O eletrocardiograma digital reúne uma série de vantagens sobre o analógico, pois os resultados podem ser salvos diretamente no computador ou enviados a um cardiologista em tempo real. Para isto um técnico de enfermagem habilitado realiza o procedimento e  o cardiologista avalia os registros a distância.

Características do eletrocardiograma digital

·         Compacto e portátil, o que facilita seu transporte

·         Funciona conectado a um notebook ou computador de mesa

  • São facilmente enviados aos serviços de telemedicina o que permite que sejam analisados remotamente e laudados de forma online
  • Agilidade em sua realização

Como as clínicas aproveitam o aparelho de eletrocardiograma digital?

Iniciada na década de 1980, a popularização da internet levou ao aproveitamento da rede para enviar exames a especialistas de diferentes áreas, que os interpretam a distância. Esse fato abriu um leque de possibilidades para consultórios, hospitais e clínicas médicas em todo o mundo, especialmente aquelas que trabalham com exames de diagnóstico em cardiologia.

Combinando o eletrocardiograma digital à telemedicina, é possível montar um serviço de saúde    mesmo em cidades onde não há cardiologistas bastando para isto que a unidade de saúde treine um técnico de enfermagem para realizar o exame no paciente que será enviado ao cardiologista por meio da telemedicina.

Emitido remotamente, o laudo de eletrocardiograma digital segue uma dinâmica simples e rápida. Primeiramente, o técnico de enfermagem capacitado realiza o exame e compartilha os registros digitais na plataforma de telemedicina, acessível mediante login e senha.  Assim que visualizam os gráficos, cardiologistas logados no sistema analisam os registros. Essa análise leva à composição do laudo médico, que recebe a assinatura digital do cardiologista e é liberado na mesma plataforma ficando o resultado do exame disponível para ser salvo, impresso ou enviado ao médico solicitante.

Os benefícios do laudo a distância do eletrocardiograma digital e plataforma de telemedicina são que os laudos do eletrocardiograma digital ficam salvos na nuvem após serem interpretados por médicos cardiologistas. Este tipo de serviço é legal conforme artigo 7 da resolução número 2.227/2018 do  Conselho Federal de Medicina que define o telediagnóstico como o ato médico a distância, geográfica e/ou temporal com a transmissão de gráficos, imagnes e dados para emissão de laudo ou parecer por médico com Registro de Qualificação de Especialista (RQE) na área relacionada ao procedimento.

Apenas cardiologistas podem emitir e assinar os laudos desses exames. Por isso, empresas idôneas de telemedicina contratam somente médicos com CRM ativo e qualificados na interpretação da ECG, que assinam digitalmente o laudo para evitar fraudes.

A telemedicina é um processo reconhecido e legalizado mundialmente para a análise de resultados de exames e entrega de laudos de forma digital. Por meio do uso de tecnologias de informação, os médicos têm acesso rápido e fácil aos resultados de diversos exames e podem laudar com agilidade e segurança. As equipes estão à disposição 24 horas por dia e retornam os laudos de acordo com a demanda do cliente e o que foi firmado no contrato de prestação de serviço.

No Brasil e no mundo, há exemplos de clínicas que estavam a ponto de fechar as portas, mas se reergueram com o apoio da telemedicina. A qualidade na atenção primária em locais remotos também aumenta significativamente com os laudos de ECG a distância. Muitos pacientes que precisavam viajar horas para realizar um exame simples, como um eletrocardiograma de repouso, podem usufruir desse serviço em suas pequenas cidades. Além disso, houve melhoria na resolutividade nos atendimentos, reduzindo agravos e complicações por atraso na conduta adequada. Outro exemplo comum é o atendimento a plantonistas de UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em diversos municípios, que contam com apoio para o diagnóstico e tratamento de emergências como infartos e arritmias, que dependem de um cardiologista para o diagnóstico e conduta inicial.

A Telemedicinamonica começou na área em 2018. Atua com foco na área de cardiologia proporcionando ao cliente laudos de holter, eletrocragiograma e MAPA de 24h online com qualidade.

Todos os serviços podem ser acessados mediante login e senha no portal de telemedicina, com agilidade e sem burocracia. Desta forma médicos e estabelecimentos de saúde podem aproveitar as vantagens dessa modalidade de serviço que viabiliza a emissão de laudos a distância junto a uma empresa de telemedicina.

Conte conosco para otimizar seu serviço saúde com economia, segurança  e qualidade em seu atendimento.


Autora: Dra Mônica Lima- cardiologista RQE 5996