Mapa de 24 horas - Telemedicina Mônica

Mapa de 24 horas



A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.) é o exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono. Seu objetivo é analisar o comportamento da pressão arterial não somente durante a vigília e o sono, como também durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio. Além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

O aparelho é composto por um monitor leve e pequeno – colocado na cintura e c onectado por um tubo plástico fino a uma braçadeira colocada no braço não dominante do paciente, exceto se houver alguma contraindicação.
A cada 30 minutos, no minimo, o monitor insufla a braçadeira e registra a pressão arterial obtida de forma que ao final das 24 horas, obtenham-se ao menos 16 medidas válidas no período da vigília e 8 durante o sono. Na maioria dos serviços são programadas medidas durante a vigília a cada 15 ou 20 minutos; durante o sono, preferencialmente a intervalos de 20 ou 30 minutos, a critério clínico.
Após as 24 horas, o paciente retorna ao local do exame para retirada do equipamento. O monitor é conectado ao computador e um software especialmente feito para esta função desenha um gráfico das pressões registradas nas 24h.
O exame deve ser realizado em um dia representativo da sua atividade diária sendo fundamental manter as atividades rotineiras.
Será fornecido ao paciente um papel chamado “diário de atividades” onde devem ser anotados os horários em que dormiu, acordou, almoçou, jantou, assim como eventuais sintomas e atividades ou eventos importantes.

Suas principais indicações são:

Suspeita de hipertensão do avental branco – condição na qual o paciente apresenta pressão acima do normal no consultório médico e pressão normal fora dele; quando o médico suspeita desta condição o exame pode estabelecer o diagnóstico correto.

Avaliação da eficácia do tratamento da hipertensão nas 24 horas, tanto no sono quanto na vigília.

Avaliação de sintomas, principalmente os relacionados à hipotensão (pressão baixa).

Autora: Dra Mônica Lima- cardiologista RQE 5996